Santo do Dia 1 de Maio - São José Operário

São José Operário

Santo do Dia - 1 de Maio



São José  com o Menino Jesus no colo

São José nasceu em Belém e é descendente da casa real de Davi, e o marido da Virgem Maria, sendo assim, o pai adotivo de Jesus Cristo. 

Quando São José estava noivo de Maria e descobriu que ela estava grávida, decidiu abandoná-la, pois o filho não era dele. Ele pensou que abandoná-la a livraria da punição da morte por apedrejamento.


Porém ele teve um sonho, e neste sonho, um anjo lhe disse que Maria ficou grávida pela ação do Espírito Santo, e que o menino que iria nascer era o Filho de Deus, então, ele aceitou Maria como esposa. 

Perto do nascimento de Jesus, por um decreto romano ele foi para Belém partir do recenseamento, lá Maria deu à luz ao Menino Jesus e José estava presente junto a ela ao nascimento.

Em sonho, o anjo, o avisou que Herodes queria matar o menino Jesus e mandou José pegar o menino e sua esposa Maria e fugir para o Egito com eles. E assim, José fez. A sagrada família foi para o Egito e viveram lá durante quatro anos. Após este período o anjo retornou e avisou novamente a José em sonhos dizendo que eles poderiam voltar para Nazaré, porque o Herodes tinha morrido. Como anteriormente, o José obedeceu e levou a Sagrada Família novamente para Israel.


São José Operário foi inserido no calendário litúrgico Romano em 1479, sua festa é celebrada no dia 19 de março. Os santos que ajudaram a divulgar a devoção a São José foram São Francisco de Assis e, mais tarde, a Santa Teresa d'Ávila.

No ano de 1870, São José foi declarado oficialmente o Patrono Universal da Igreja, o autor desta declaração foi o Papa Pio IX. Já em 1889, o Papa Leão XIII, em um de seus documentos, exaltou as virtudes de São José. 

São José foi declarado como o patrono da justiça social pelo Papa Bento XV, para assim ressaltar a grande qualidade e poder de intercessão de São José como "trabalhador". E assim, o Papa Pio XII instituiu uma segunda festa em homenagem a ele, a festa de "São Jose Operário". Essa acontece dia 1 de maio.

São José também é invocado como o padroeiro dos carpinteiros, pois na arte cristã ele é representado com um lírio na mão, representando a vitória dos santos. Mas algumas vezes ele aparece também com o menino Jesus ou nos braços, ou ensinando a ele a profissão de carpinteiro. 


Sem dúvida, o São José é um dos santos mais importantes da igreja. Ele é invocado como o santo que intercede a Deus por todas nossas necessidades, pois José tem privilégios únicos diante de Deus.



Sites que podem ser do seu interesse: